segunda-feira, 21 de novembro de 2011





Papa nomeia Dom Filippo Santoro arcebispo de Taranto, na Itália


Papa nomeia Dom Filippo Santoro arcebispo de Taranto, na Itália
SEG, 21 DE NOVEMBRO DE 2011 16:23   CARLOS MOIOLI                              

O Papa Bento XVI nomeou na manhã desta segunda-feira, 21 de novembro, o bispo de Petrópolis (RJ), Dom Filippo Santoro, arcebispo metropolitano de Taranto, na Itália.

Dom Filippo nasceu em Bari – Carbonara, na Itália, em 1948. Ele estudou Filosofia na Universidade Católica Sagrado Coração de Milão e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Dom Filippo é doutor em Teologia Dogmática e também em Filosofia.

Além de bispo de Petrópolis, Dom Filippo já foi bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ); responsável pela acolhida dos peregrinos durante visita do Santo Padre ao Brasil, em 1997; bispo referencial da Pastoral da Educação do Regional Leste 1 da CNBB; membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, em 2003; é cidadão honorário dos municípios: Rio de Janeiro, Petrópolis e Teresópolis; Presidente da Instituição Communio do Brasil e membro titular efetivo da Academia Brasileira de Filosofia.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil emitiu uma nota no início desta manhã, afirmando que a transferência de dom Fillipo atualiza o sagrado compromisso da solidariedade episcopal que coloca os irmãos sempre à disposição das necessidades pastorais. “Ao deixar o Brasil, onde se dedicou por tantos anos como padre e como bispo, e caminhar para sua terra natal para continuar a missão de pastor, ele leva consigo a riqueza do coração do nosso povo e, por meio de sua pessoa, nossas igrejas se encontram na fé, na esperança e no amor”, diz um trecho da nota.

Carta de Dom Filippo Santoro

Recebo com obediência e espírito de fé a nomeação do Santo Padre Bento XVI para a Arquidiocese de Taranto consciente de uma nova etapa que se abre na minha vida. Desde que me foi comunicada a notícia, fiquei com o coração agitado e apertado pelo fato de ter que interromper o caminho muito positivo que estamos percorrendo juntos desde o dia em que entrei na querida Diocese de Petrópolis, em 11 de julho de 2004.

Na minha chegada recebi uma acolhida calorosa por parte dos padres, dos religiosos e religiosas, dos fiéis leigos e das autoridades das nossas cidades e do Estado do Rio de Janeiro. Conhecendo as pessoas e trabalhando com elas, cresceu a estima e a amizade e o compromisso comum para o bem da Igreja e do nosso povo.  Em todas as minhas atividades me moveu o desejo de comunicar a beleza de Cristo que, vivo entre nós, transforma a vida. Isso se expressou no nosso Plano Pastoral de Conjunto que contribuiu a dar unidade à nossa Diocese e que inspirou todas as atividades pastorais. A grande Assembléia Diocesana deste ano, culminada em Teresópolis com a solene liturgia no ginásio “Pedrão”, testemunha a unidade da nossa Igreja e sua vitalidade.

Sinto muito em ter que deixar os nossos padres, religiosos, religiosas, diáconos, seminaristas, candidatos ao diaconato permanente e fiéis de todas as comunidades. Sinto desde já muita saudade em ter que deixar o Seminário Nossa Senhora do Amor Divino. Agradeço sinceramente pela colaboração que me foi dada, particularmente pelos padres, que permitiu desenvolver um projeto unitário e incentivar o espírito missionário desejado pela V Conferência do Episcopado Latino-americano de Aparecida. Sem a colaboração de todos isso não seria possível. Aproveito desta circunstancia para pedir perdão das minhas fraquezas e faltas que, porém não foram intencionais, mas fruto de limitações humanas.

Grande parte do meu tempo e das minhas energias foi dada para a recuperação da Universidade Católica de Petrópolis, que encontrei sujeita a intervenção pública e que agora esta em pleno crescimento. Consegui recursos da Europa, fechei convênios com o Governo do Estado e do Município e conseguimos, entre outras conquistas, uma nova pós-graduação, em Direito. Agradeço os reitores, os professores e todos os meus colaboradores. Deixo a Universidade em boas mãos, com perspectivas animadoras.

Neste ano de 2011, em janeiro, tivemos a catástrofe das chuvas na nossa Região Serrana. Nas várias cidades atingidas incentivei os nossos fiéis a se empenhar em favor dos flagelados e da reconstrução. Para dar continuidade ao trabalho do primeiro momento, formamos na Diocese uma entidade de atendimento aos desabrigados: a “Presença Samaritana”. Em Petrópolis promovemos quatro audiências públicas para estimular continuamente as autoridades em vista de uma reconstrução humana e urbanística das áreas de risco da Cidade. Para dar continuidade a este trabalho nasceu a Frente Pro Petrópolis, composta por varia entidades da nossa sociedade que trabalham para o bem comum. Fico mais sereno sabendo que o trabalho começado está sendo continuado por pessoas sérias e comprometidas com o bem comum.

Aos pés de Nossa Senhora do Amor Divino comecei o meu ministério de Bispo em Petrópolis e agora, deixando a Diocese, termino com a grande satisfação de ter instituído o nosso “Santuário Mariano” na Paróquia de Nossa Senhora. do Amor Divino em Corrêas. Renovando a oferta da vida a Maria  quero terminar este meu serviço episcopal. Agradeço à Mãe de Deus pelo auxilio que constantemente me ofereceu durante estes anos e Ela ficará sempre ligada ao meu ministério.

Ao seu amor de Mãe entrego a querida Diocese de Petrópolis, certo que a obediência ao Santo Padre e à Igreja, mesmo no sacrifício, é fonte de paz e de crescimento na fé para mim, para os meus colaboradores e todos aqueles que encontrei durante estes anos.

Muito obrigado pela amizade que me ofereceram e rezem pela minha nova missão.

Na certeza que a Diocese de Petrópolis tem um lugar cativo no meu coração, saúdo a todos com uma afetuosa bênção.


Dom Filippo Santoro
Administrador diocesano de Petrópolis – RJ
Arcebispo eleito de Taranto - Itália

Petrópolis, 21 de novembro de 2011
Festa da Apresentação de Nossa Senhora

Currículo de Dom Filippo Santoro

Nascido em Bari-Carbonara, Itália, em 12 de julho de 1948.

 Ordenado Sacerdote Diocesano na Arquidiocese de Bari em 20 de maio de 1972.
 Doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma em 1974, com a tese: "A Comunidade, Condição da Fé."
 “Láurea” em Filosofia pela Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão em 1975.
 Professor de Filosofia e Diretor do "Instituto Superior de Teologia para Leigos" da Arquidiocese de Bari de 1974 a 1984.
 Como Sacerdote “fidei donum”, foi enviado para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro a partir de 16 de outubro de 1984.
 Responsável pelo Movimento Eclesial Comunhão e Libertação no Brasil e na América Latina de 1988 a 1996.
 Participou como Membro da Delegação da Santa Sé em junho de 1992 da Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente (Eco ’92), organizada pelas Nações Unidas e realizada na cidade do Rio de Janeiro.
 Participou na IV Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano em Santo Domingo, de 12 a 28 de outubro de 1992, como “perito-teólogo”.
 Ordenado Bispo Auxiliar de São Sebastião Rio de Janeiro em 29 de junho de 1996.
 Responsável pela acolhida dos peregrinos durante a Visita do Santo Padre ao Brasil em outubro de 1997.
 Bispo de referência da Pastoral da Educação e do Ensino Religioso do Regional Leste 1 da CNBB.
 Bispo de referência da Pastoral dos Católicos na Ação Política do Regional Leste 1 da CNBB.
 Presidente do CONIC-RIO, Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Rio de Janeiro, de 2002 a 2007.
 Membro em exercício da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
 Naturalizado brasileiro em 2002, carteira em 11/07/2003.
 Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro desde 24 de abril de 2003.
 Visitador Apostólico dos Seminários de Moçambique em agosto de 2003, enviado pela Congregação para a Evangelização dos Povos.
 11 de julho de 2004, Bispo Diocesano de Petrópolis – RJ.
 Grão Chanceler da Universidade Católica de Petrópolis
 Cidadão Honorário Petropolitano desde 08 de junho de 2005.
 Recebeu a Medalha Koeler no Grau de Distinção, conferida pela Câmara Municipal de Petrópolis, em 1º de dezembro de 2005.
 Participou na V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano em Aparecida, de 13 a 31 de maio de 2007.
 Membro do Conselho Permanente da CNBB, eleito em 2007 e Secretário do regional Leste 1 da CNBB .  Em 2011 eleito como representante do Leste 1 no Conselho Permanente da CNBB;
 Participou do II Congresso Latino Americano e do Caribe de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades, em Bogotá – Colômbia, de 28 de fevereiro da 02 de março de 2008.
 Membro Honorário da Academia Petropolitana de Letras, desde março 2008.
 Cidadão Teresopolitano desde 07 de julho de 2008.
 Presidente de honra da Instituição Communio do Brasil.
 Participou da XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus, de 05 a 26 de outubro de 2008.
 Membro Titular da Associação Cultural do Arquivo Nacional, desde 14 de setembro de 2009.
 Recebeu a Medalha do Mérito Legislativo na Câmara dos Deputados, em Brasília, aos 11 de novembro de 2009.
 Membro Titular Efetivo da Academia Brasileira de Filosofia, empossado em 26 de dezembro de 2009.
 Visitador Apostólico do Vicariato Apostólico de São Miguel de Sucumbíos, no Equador, em dezembro de 2009.
 Participou do III Congresso Latino Americano e do Caribe de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades, em Assunção – Paraguai, de 03 a 05 de setembro de 2010.
 Implantação na Diocese de Petrópolis do Plano Pastoral de Conjunto, com particular ênfase à Missão Popular. Desde 2004
 Acompanhamento pastoral das ações junto às vítimas das enchentes na Região Serrana em 2011. Constituição da Associação da Diocese “Presença Samaritana” para o atendimento aos desabrigados e a recuperação de Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto e Areal.
 Diversas Audiências públicas visando à reconstrução urbanística e humana de Petrópolis dando origem à Frente Pro Petrópolis.
 Em 21 de novembro de 2011 eleito Arcebispo de Taranto, Itália.

Atividades Acadêmicas:
De 1985 a 2004:
 Professor de Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro na graduação e na pós-graduação.
 Professor de Teologia e de Filosofia no Seminário Arquidiocesano São José do Rio de Janeiro.
 Professor de Teologia Dogmática na "Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil" no Rio de Janeiro.

Livros publicados
  “La Comunità Condizione della Fede”, Ed. Jaca Book, Milano, 1977.
 “L’Eucaristia nella Vita della Comunità Cristiana”, Ed. CL, Milano, 1981.
 “A Verdade do Homem e as Razões de sua Esperança”, Escola de Doutrina Social, Vol I, Ed Companhia Ilimitada, São Paulo 1989.(organizador).
  “A Cultura da Solidariedade”, Escola de Doutrina, Vol II, Ed. Companhia Ilimitada, São Paulo 1990 (Organizador).
 “500 Anos de Evangelização. Partir novamente de um fato e de uma presença. Jesus Cristo ontem, hoje e sempre. (Heb 13,8)”, Ed. Companhia Ilimitada, São Paulo 1992.
 “Estética Teológica: A Força do Fascínio Cristão”, Ed. Vozes, Petrópolis, 2008.

Artigos científicos publicados
  “Problemas e Perspectivas da Teologia da Libertação”, em “Communio”, Ed. Brasileira n.29, 1986. Artigo Publicado também em italiano (Anthropos) e em alemão (Communio).
 “500 Anos de Ignomínia?”, em 30 Dias, n.9, Editbrás, outubro de 1988.
  “Os Incorrigíveis. Crise do Comunismo e Teologia da Libertação”, em 30 Dias n.7, Edição Brasileira, julho de 1990.
  “Santo Domingo: La Novedad de un Método”, in: “Communio” Ed. Española. (n.1, enero-febrero '93) pp. 31-45. Ediciones Encuentro, Madrid 1993.
 “La Chiesa in Brasile e in América Latina a partire da Santo Domingo”, em: Quaderni “Inform - Pime”, n. 57, Nov.96, pág. 66-75, ed. Pime, Roma.
 “A Fé Cristã diante dos Desafios da Pobreza, do Pluralismo Religioso, do Secularismo e do Ateísmo Prático” em: Revista “Communio” Ed. brasileira, Março 96.
 “A Ação do Espírito Santo na Variedade dos Carismas, diante dos Desafios da Pós-Modernidade” em: Revista “Communio” Ed. brasileira nº 78, Abril-Maio-Junio 98, pp 199-136.
 “Fides et Ratio. A audácia da Razão e o fascínio da Fé” em: Revista Eclesiástica Brasileira (REB nº 233), Março 99, pp. 30-41.
 “Novos Paradigmas e Teologia” em: Atualidade Teológica (Revista da Faculdade de Teologia da PUC-RJ), nº 5, julho-dez 99, pág 149-160.
 “A Dimensão Trinitária da Vida Sacerdotal”. em Revista “Communio”, Ed. Brasileira nº 82, Janeiro-Julho 2000, pp. 4-13.
 “O Desafio da Razão: Percorrer a distância entre a Realidade e o Mistério” em: Hoffmann, A., Bueno, J.-L., Massimi, M. (Organizadores), Percorrer distâncias: um desafio para a razão humana, Ed. USP, Campus Ribeirão Preto - Companhia Ilimitada, SP, 2001, pp. 65-82.
 “A Igreja como Sacramento. Símbolo, memória e evento” em: Revista Eclesiástica Brasileira (REB), fasc. 205, 2003, pp. 258-277.
 “O Ensino Religioso: Identidade e Pluralismo” em: Revista “Communio” Ed. Brasileira, nº 86, 2003, pp. 3-18.
 “Las Raíces y el Sentido de la Libertad: la Libertad Religiosa”, em “Mundo y Persona. Los Horizontes de la Dignidad” Memoria del VII encuentro internacional de Centros de Cultura. Editora Universidade Popular Autónoma del Estado de Puebla – México, 2004, pp.231-243.
 Valor da cultura no pensamento de João Paulo II. Communio, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, pp. 13-34, 2005
 “A Via Pulchritudinis e a Nova Evangelização na América Latina” em Revista Eclesiástica Brasileira (REB), Fasc. 261, 2006, pp. 64-88.
 “Fé Cristã e Cultura em Bento XVI” em Coletânea (Revista de Filosofia e Teologia da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro), ano VI, fasc. 12, 2007, pp. 225-240
 “A pneumatologia de São Paulo” em Coletânea (Revista de Filosofia e Teologia da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro), ano VII, fasc. 13, 2008, pp. 63-83
 O Sínodo dos Bispos: A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. Communio, Rio de Janeiro, v. 27, n. 4, pp. 1195-1211, 2008.
 -“Dall’ Essere alla Funzione: per la Missione”, em Sacrum Ministerium, Congregatio pro Clericis, 1-2/2010, pp. 73-94
 “A Palavra do Senhor, Comentário e destaques à Exortação Apostólica pós-Sinodal do Papa Bento XVI” em Revista Eclesiástica Brasileira, REB (283), julho 2011, pp. 606-618.

Vários Artigos publicados nos jornais “O Globo”, “JB”, “Folha de São Paulo”, “Tribuna” e Diário de Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário