quarta-feira, 30 de novembro de 2011



Os sonhos são extremamente importantes.
Não os conseguimos se não os imaginamos

George Lucas

Há duas épocas na vida, infância e velhice,
em que a felicidade está numa caixa de bombons.

Carlos Drummond de Andrade

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vida das flores





MISSA PELOS 27 ANOS DA ADFER


O CUIDADO QUE SE DEVE TER NAS CACHOEIRAS

 Cuidado !!!  No nosso Estado do Rio existem muitos rios e cachoeiras

lindas e perigosas, onde o fenômeno da Cabeça D'água é comum.
 Tenhamos mais atenção e prudência com os banhos de Cachoeiras e
Rios, principalmente, na Região Serrana.
 Diversos erros do pessoal podem ser registrados nesse trágico
fenômeno conhecido como "cabeça d'água".
 - leito de rio quase seco, muito próximo da cachoeira
 - tempo fechado em direção à nascente
 - possível proximidade com "pé de serra"
 - demora de reação (a saída tem de ser imediata a partir do
primeiro sinal)
 - etc.

sábado, 26 de novembro de 2011




.
Petrópolis Imperial - Natal de Luz e as principais atrações turísticas

ABERTURA OFICIAL DIA 25/11 ÀS 19H NA PRAÇA DA LIBERDADE
PRESENÇA DA CANTORA SIMONE CANTANDO SEUS SUCESSOS DE NATAL

.
Quem escolher visitar Petrópolis entre 25 de novembro a 23 de dezembro de 2011 encontrará um agradável recanto para descansar e uma programação cultural recheada de eventos especiais. 


No NATAL DE LUZ – PETRÓPOLIS 2011, artistas de todo o Brasil e da cidade trazem mais de 200 belíssimos espetáculos – entre concertos de orquestras e coros, peças de teatro, apresentações de ballet e grupos musicais de nível internacional - que acontecerão no Centro Histórico e em mais de 30 localidades. Além disso, o público poderá desfrutar de dois desfiles natalinos – as “Paradas de Luz” – produzidos especialmente para a ocasião, e de festivais de cinema nos bairros e no Centro de Cultura R aul de Leoni.


Enquanto todos aproveitam o melhor das atrações natalinas na Serra, vale a pena descobrir tudo o que a cidade oferece nesta e em todas as épocas do ano. 
.
Ambientação especial 
Para tornar o Natal de Luz mais inesquecível para os petropolitanos e turistas, a Prefeitura de Petrópolis inovou na tradicional iluminação cênica da cidade. Este ano serão utilizadas bolas coloridas de silicone na decoração que poderá ser conferida até o dia 06 de janeiro.


Desde a segunda quinzena de outubro, a Secre taria de Obras executa o serviço de instalação das novas luminárias em cerca de mil árvores em 21 pontos da cidade distribuídos por todos os distritos, do Centro Histórico até a Posse, totalizando 962 pontos de iluminação.


Também está prevista a decoração das fachadas dos prédios públicos e postes, com a utilização de mangueiras luminosas na cor amarela, cada uma contendo cerca de 30 LEDs (diodo emissor de luz na sigla em inglês) por metro, contornando as fachadas, janelas e portas dos prédios.


Pelo Centro Histórico, pode-se destacar o Obelisco, que contará com um sistema de iluminação bem diferente e atrativo. Sua estrutura receberá projetores de luzes, interligados num equipamento apropriado que permitirá a sincronização e mudança das cores vermelha, verde, azul, amarelo e branco.


Nas calçadas, a Prefeitura montará dez árvores com seis metros de altura e cinco de diâmetro em diversos pontos da cidade. Nos trevos da Posse e Teresópolis serão instaladas 10 estruturas de ferro circular com 5,5 metros de comprimento em formato de árvore, recobertas com 6.500 LEDs.


Cinco pontes de pedestres (Praça da Liberdade, Avenida Koeller, Av. Tiradentes, Rua Imperatriz e Alfredo Pachá) serão contornadas com mangueira de led’s na cor vermelha. As mesmas, na cor amarela, também enfeitarão os portais da cidade.


Vale lembrar que as luminárias instaladas são do tipo “eficiente”, com ganhos também para o meio ambiente porque proporcionam uma economia no consumo de energia elétrica e menor poluição.


.
Os locais que serão iluminados:
Praça da Liberdade / Praça Dom Pedro II / Praça dos Expedicionários / Avenida Koeller / Catedral São Pedro de Alcântara / Avenida Tiradentes / Rua da Imperatriz / Praça Alcindo Sodré / Rua do Imperador / Praça Duque de Caxias / Praça da Inconfidência / Praça Visconde de Mauá / Palácio de Cristal / Avenida Roberto da Silveira / Rua Alfredo Pachá / Padre Siqueira / Praça do Itamarati / Praça de Cascatinha / Parque Municipal de Itaipava / Trevo de Teresópolis e da Posse.
.
Abertura em grande estilo
A abertura oficial do evento acontece no dia 25 de novembro, às 19 horas, na Praça da Liberdade. Na ocasião o Prefeito Paulo Mustrangi e autoridades, inauguram as luzes de natal que ornarão a cidade do Centro Histórico à Posse. Em seguida, o público será brindado com a apresentação da cantora Simone que será acompanhada pelos Corais de Petrópolis. 


.
Conheça alguns destaques da programação:
Casa do Papai Noel
Entre a s novidades deste ano está a Casa do Papai Noel na Praça da Liberdade. O local escolhido foi o CIT (Centro de Informações Turísticas) que receberá decoração especial para receber o bom velhinho.


Sua chegada está marcada para o dia 04 de dezembro, às 10h em uma grande festa para a criançada.
.
Ballet O Quebra-Nozes
A renomada Cia. Brasileira de Ballet volta a Petrópolis agora em 03 imperdíveis apresentações, o famoso clássico de Natal “O Quebra-Nozes”. Dias 07, 08 e 09/12, às 19h30, no Theatro D. Pedro. Os ingressos poderão ser trocados por 1kg de alimento não perecível ou 1 brinquedo novo.


.
Parada de Luz
Sucesso de público em 2010, a Parada de Luz chega este ano cheia de novidades. Os desfiles acontecem nos dias 10 e 18 de dezembro, às 20h, a Rua do Imperador e contarão com 271 integrantes e quatro carros alegóricos com motivos natalinos. 


A iniciativa cria a possibilidade de geração de renda para costureiras, aderecistas, figurinistas e outros profissionais tradicionalmente ligados á indústria do Carnaval. Estes aproveitam o glamour da cidade, o clima serrano e as tradições da colonização europeia para criar um momento de pura magia e beleza, que crianças e adultos ao adorar!


.
Jantar beneficente com música ao vivo
Dia 17 de dezembro, às 20h, será promovida a terceira edição do Jantar Beneficente em prol do FUNCRIA (Fundo da Criança e do Adolescente), no Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava. O valor dos ingressos, de R$ 25,00, será revertido para instituições que cuidam de crianças e adolescentes carentes da cidade.


.
Coral Integração 500 vozes
E no dia 22 de dezembro, às 20h acontece na Igreja do Rosário, uma das apresentações mais aguardadas do NATAL DE LUZ: o Coral Integração 500 Vozes acompanhado do quarteto de sopros, órgão e percussão da Orquestra Filarmônica de Petrópolis. 
A grande novidade deste ano será a participação, mais que especial, da cantora italiana Mafalda Minnozzi.


.
Feiras de artesanato
Para quem quer conhecer mais do artesanato típico da cidade, o NATAL DE LUZ - PETRÓPOLIS 2011 será a ocasião ideal. Durante todo o período das festividades, mais de 30 artesãs irão e xpor trabalhos manuais na Weihnachtsmarkt, feira de inspiração germânica que acontecerá dentro do Palácio de Cristal, de segunda a domingo, das 9h às 18h. 


Haverá ainda a Feira de Artesanato da Praça da Liberdade, todos os dias de 9h às 18h (exceto em dias de evento na Praça que o atendimento será estendido), que reunirá artesãos de associações locais, para mostrar diferentes tipos de artesanato. 
.
Festival de Cinema Itinerante
Como parte integrante da programação do NATAL DE LUZ - PETRÓPOLIS 2011 nos bairros da cidade, o Festival de Cinema Itinerante levará cultura e alegria para crianças e adultos de 20 localidades. 


A novidade este ano está na escolha dos filmes. Foram selecionados longas metragen s baseados em histórias reais, cujo objetivo é levar a população mensagens de paz, solidariedade e lições de vida. As exibições acontecerão em lugares amplos, visando atender melhor o grand e público, sempre às 19h. Um caminhão aparelhado de telão, projetor e equipamento sonoro montará, em cada comunidade, uma verdadeira sala de cinema. Praças, campos de futebol, quadras de esporte e colégios poderão receber até cerca de 300 pessoas por sessão. Muitos filmes divertidos irão abrilhantar o Natal das plateias que moram distantes de uma sala de cinema. 


Filmes a serem exibidos:

1- Reine sobre mim - (sobre amizade e cura para depressão)

2- Mãos talentosas - ( jovem negro de família pobre se torna um

grande médico)

3- Prova de fogo - (aluna mostra seu talento com as palavras influenciadas por professor)

4- Encontrando Forrester - (menino de classe baixa descobre talento para literatura ao conhecer escritor)

5- Amigos de ouro - ( família unida, expressa seu amor por animais)

6- Os fantasmas de scroog – Único não baseado em fatos reais. Um drama de animação com muita aventura. (Com a morte de seu sócio, Ebenezer recebe a visita de três fantasmas do Natal: do passado, do presente e do futuro. Cada um deles levará o velho ranzinza para uma viagem que o ajudará a refletir melhor sobre sua vida passada e a escolha que fará para o futuro.)
.
Natal nos Bairros
O NATAL DE LUZ 2011, este ano ampliou sua programação nos bairros da cidade. Mais de 30 localidades serão palco de dezenas de belíssimas apresentações de corais, de teatro e do Festival de Cinema Itinerante. 


Além de levar a alegria e a magia do Natal para os moradores, o evento oferece a inclusão sociocultural em comunidades carentes, proporcionando também, a valorização e o fomento da cadeia criativa de Petrópolis.
.
Banda dos Fuzileiros Navais
Para encerra r o NATAL DE LUZ 2011 em grande estilo, a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, composta por 90 músicos e um coro de 25 vozes, se apresentará no dia 23 de dezembro, às 20h no Theatro D. Pedro. No repertório músicas eruditas e populares prometem emocionar o público. Os ingressos poderão ser retirados através da doação de 1kg de alimento não perecível ou 1 brinquedo novo, até dois antes do evento.


.
Expectativa de público
No ano passado, 50 mil pessoas participaram das atrações oferecidas pelo NATAL DE LUZ. Para este ano, a expectativa é de um aumento de 10% durante toda a festa, nos eventos que acontecerão no Centro Histórico, bairros e distritos. 


.
Novos atrativos à espera
Ícones que tornam Petrópolis conhecida internacionalmente, como o Museu Imperial, o Palácio de Cristal, a Catedral São Pedro de Alcântara, o Palácio Rio Negro, e a Casa de Santos Dumont são paradas obrigatórias para quem se interessa pela História do Brasil. Conhecer de perto a rica arquitetura e as curiosidades desses e de outros monumentos é uma oportunidade fascinante, que deve ser aproveitada por todos que visitam a cidade, que agora tem novos motivos para permanecer mais tempo na cidade.


2011 foi marcado pela abertura de quatro novos atrativos, aumentando a oferta turística da cidade. São eles: Museu de Cera, Casa Cláudio de Souza, Palácio Itaboraí e o Beer Tour da Cervejaria Itaipava. Ou seja, se antes, vir à Petrópolis Imperial nesta época do ano já era um convite ao visitante conhecer alguns atrativos que já fazem parte dos muitos roteiros turísticos que só a cidade pode oferecer, agora oferece ainda mais opções, tornando a estada na Petrópolis Imperial ainda mais interessante.


Uma boa sugestão é o passeio a pé ou de charrete pelo Centro Histórico, inteiramente preservado e tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A Avenida Koeler, por exemplo, possui em um único quarte irão, uma sucessão de mansões que representam todos os estilos arquitetônicos do século XIX.
.


História, Natureza e muito Mais!
A natureza exuberante também chama a atenção de quem passa por aqui. Afinal, não é muito comum encontrar um município bem estruturado e desenvolvido que ainda preserva o verde em sua área urbana. Petrópolis tem 83% de sua área total cont ida em uma APA (Área de Preservação Ambiental), e por isso oferece contato com o verde em toda parte, e também, opções variadas de turismo ecológico para quem gosta de programas radicais e aventuras em meio à natureza. 


.
Enogastronomia diferenciada: delícias à parte
A gastronomia também é um aspe cto no qual a cidade se destaca. Os fãs da culinária encontram aqui um roteiro enogastronômico diversificado: são mais de 160 bares e restaurantes, que servem de comida caseira a pratos exóticos. Cozinhas do mundo inteiro se misturam e combinam, criando sabores que agradam a todos os paladares. 


.
Realização: Prefeitura de Petrópolis e Ministério da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura)
Organização: Fundação de Cultura e Turismo 
Apoio: Diocese de Petrópolis / UCP / Canta Petrópolis / Banco do Brasil / Governo de Estado do Rio de Janeiro / Secretaria de Estado de Turismo / TurisRio
Patrocínio: Águas do Imperador / GE Celma
Disque-Turismo 0800 024 15 16

sexta-feira, 25 de novembro de 2011



O ser humano quando não encontra a si mesmo 
não é capaz de encontrar coisa alguma

Goethe

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ITF promove Encontro Inter-religioso


19/11/2011
"ITF promove Encontro Inter-religioso"
No dia 27 de outubro de 1986 a cidade de Assis, na Itália, se tornou o centro das atenções de todos os homens e mulheres de boa vontade, que acreditam na força do diálogo para a construção da paz. Neste dia o papa João Paulo II se reunia, na igrejinha da Porciúncula, berço da Ordem Franciscana, com os líderes de diferentes tradições religiosas de todo o mundo, para um momento de oração pela paz. Entre os franciscanos este encontro ficou conhecido como o “Espírito de Assis”.
Para celebrar este evento, o ITF promove, no dia 25 de novembro, das 14h às 16h, um encontro intitulado “O Espírito de Assis: um diálogo para construir a Paz”. Frei Volney Berkenbrock falará sobre os “25 anos do Espírito de Assis”, Frei Vitório Mazzuco sobre “Francisco de Assis e a mística da Paz” e o monge budista, Lama Padma Santem, com a conferência “Mística e Espiritualidade na visão Budista como contribuição para a Paz”.
 O objetivo deste encontro é o de refletir, a partir das várias tradições religiosas, sobre as possibilidades que o diálogo inter-religioso oferece à construção da paz. Este evento acontecerá no dia 25 de novembro, a partir das 14h, no salão acadêmico do ITF (Instituto Teológico Franciscano) na Rua Coronel Veiga, 550 – centro – Petrópolis (RJ), com entrada franca.




Papa nomeia Dom Filippo Santoro arcebispo de Taranto, na Itália


Papa nomeia Dom Filippo Santoro arcebispo de Taranto, na Itália
SEG, 21 DE NOVEMBRO DE 2011 16:23   CARLOS MOIOLI                              

O Papa Bento XVI nomeou na manhã desta segunda-feira, 21 de novembro, o bispo de Petrópolis (RJ), Dom Filippo Santoro, arcebispo metropolitano de Taranto, na Itália.

Dom Filippo nasceu em Bari – Carbonara, na Itália, em 1948. Ele estudou Filosofia na Universidade Católica Sagrado Coração de Milão e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Dom Filippo é doutor em Teologia Dogmática e também em Filosofia.

Além de bispo de Petrópolis, Dom Filippo já foi bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ); responsável pela acolhida dos peregrinos durante visita do Santo Padre ao Brasil, em 1997; bispo referencial da Pastoral da Educação do Regional Leste 1 da CNBB; membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, em 2003; é cidadão honorário dos municípios: Rio de Janeiro, Petrópolis e Teresópolis; Presidente da Instituição Communio do Brasil e membro titular efetivo da Academia Brasileira de Filosofia.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil emitiu uma nota no início desta manhã, afirmando que a transferência de dom Fillipo atualiza o sagrado compromisso da solidariedade episcopal que coloca os irmãos sempre à disposição das necessidades pastorais. “Ao deixar o Brasil, onde se dedicou por tantos anos como padre e como bispo, e caminhar para sua terra natal para continuar a missão de pastor, ele leva consigo a riqueza do coração do nosso povo e, por meio de sua pessoa, nossas igrejas se encontram na fé, na esperança e no amor”, diz um trecho da nota.

Carta de Dom Filippo Santoro

Recebo com obediência e espírito de fé a nomeação do Santo Padre Bento XVI para a Arquidiocese de Taranto consciente de uma nova etapa que se abre na minha vida. Desde que me foi comunicada a notícia, fiquei com o coração agitado e apertado pelo fato de ter que interromper o caminho muito positivo que estamos percorrendo juntos desde o dia em que entrei na querida Diocese de Petrópolis, em 11 de julho de 2004.

Na minha chegada recebi uma acolhida calorosa por parte dos padres, dos religiosos e religiosas, dos fiéis leigos e das autoridades das nossas cidades e do Estado do Rio de Janeiro. Conhecendo as pessoas e trabalhando com elas, cresceu a estima e a amizade e o compromisso comum para o bem da Igreja e do nosso povo.  Em todas as minhas atividades me moveu o desejo de comunicar a beleza de Cristo que, vivo entre nós, transforma a vida. Isso se expressou no nosso Plano Pastoral de Conjunto que contribuiu a dar unidade à nossa Diocese e que inspirou todas as atividades pastorais. A grande Assembléia Diocesana deste ano, culminada em Teresópolis com a solene liturgia no ginásio “Pedrão”, testemunha a unidade da nossa Igreja e sua vitalidade.

Sinto muito em ter que deixar os nossos padres, religiosos, religiosas, diáconos, seminaristas, candidatos ao diaconato permanente e fiéis de todas as comunidades. Sinto desde já muita saudade em ter que deixar o Seminário Nossa Senhora do Amor Divino. Agradeço sinceramente pela colaboração que me foi dada, particularmente pelos padres, que permitiu desenvolver um projeto unitário e incentivar o espírito missionário desejado pela V Conferência do Episcopado Latino-americano de Aparecida. Sem a colaboração de todos isso não seria possível. Aproveito desta circunstancia para pedir perdão das minhas fraquezas e faltas que, porém não foram intencionais, mas fruto de limitações humanas.

Grande parte do meu tempo e das minhas energias foi dada para a recuperação da Universidade Católica de Petrópolis, que encontrei sujeita a intervenção pública e que agora esta em pleno crescimento. Consegui recursos da Europa, fechei convênios com o Governo do Estado e do Município e conseguimos, entre outras conquistas, uma nova pós-graduação, em Direito. Agradeço os reitores, os professores e todos os meus colaboradores. Deixo a Universidade em boas mãos, com perspectivas animadoras.

Neste ano de 2011, em janeiro, tivemos a catástrofe das chuvas na nossa Região Serrana. Nas várias cidades atingidas incentivei os nossos fiéis a se empenhar em favor dos flagelados e da reconstrução. Para dar continuidade ao trabalho do primeiro momento, formamos na Diocese uma entidade de atendimento aos desabrigados: a “Presença Samaritana”. Em Petrópolis promovemos quatro audiências públicas para estimular continuamente as autoridades em vista de uma reconstrução humana e urbanística das áreas de risco da Cidade. Para dar continuidade a este trabalho nasceu a Frente Pro Petrópolis, composta por varia entidades da nossa sociedade que trabalham para o bem comum. Fico mais sereno sabendo que o trabalho começado está sendo continuado por pessoas sérias e comprometidas com o bem comum.

Aos pés de Nossa Senhora do Amor Divino comecei o meu ministério de Bispo em Petrópolis e agora, deixando a Diocese, termino com a grande satisfação de ter instituído o nosso “Santuário Mariano” na Paróquia de Nossa Senhora. do Amor Divino em Corrêas. Renovando a oferta da vida a Maria  quero terminar este meu serviço episcopal. Agradeço à Mãe de Deus pelo auxilio que constantemente me ofereceu durante estes anos e Ela ficará sempre ligada ao meu ministério.

Ao seu amor de Mãe entrego a querida Diocese de Petrópolis, certo que a obediência ao Santo Padre e à Igreja, mesmo no sacrifício, é fonte de paz e de crescimento na fé para mim, para os meus colaboradores e todos aqueles que encontrei durante estes anos.

Muito obrigado pela amizade que me ofereceram e rezem pela minha nova missão.

Na certeza que a Diocese de Petrópolis tem um lugar cativo no meu coração, saúdo a todos com uma afetuosa bênção.


Dom Filippo Santoro
Administrador diocesano de Petrópolis – RJ
Arcebispo eleito de Taranto - Itália

Petrópolis, 21 de novembro de 2011
Festa da Apresentação de Nossa Senhora

Currículo de Dom Filippo Santoro

Nascido em Bari-Carbonara, Itália, em 12 de julho de 1948.

 Ordenado Sacerdote Diocesano na Arquidiocese de Bari em 20 de maio de 1972.
 Doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma em 1974, com a tese: "A Comunidade, Condição da Fé."
 “Láurea” em Filosofia pela Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão em 1975.
 Professor de Filosofia e Diretor do "Instituto Superior de Teologia para Leigos" da Arquidiocese de Bari de 1974 a 1984.
 Como Sacerdote “fidei donum”, foi enviado para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro a partir de 16 de outubro de 1984.
 Responsável pelo Movimento Eclesial Comunhão e Libertação no Brasil e na América Latina de 1988 a 1996.
 Participou como Membro da Delegação da Santa Sé em junho de 1992 da Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente (Eco ’92), organizada pelas Nações Unidas e realizada na cidade do Rio de Janeiro.
 Participou na IV Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano em Santo Domingo, de 12 a 28 de outubro de 1992, como “perito-teólogo”.
 Ordenado Bispo Auxiliar de São Sebastião Rio de Janeiro em 29 de junho de 1996.
 Responsável pela acolhida dos peregrinos durante a Visita do Santo Padre ao Brasil em outubro de 1997.
 Bispo de referência da Pastoral da Educação e do Ensino Religioso do Regional Leste 1 da CNBB.
 Bispo de referência da Pastoral dos Católicos na Ação Política do Regional Leste 1 da CNBB.
 Presidente do CONIC-RIO, Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Rio de Janeiro, de 2002 a 2007.
 Membro em exercício da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
 Naturalizado brasileiro em 2002, carteira em 11/07/2003.
 Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro desde 24 de abril de 2003.
 Visitador Apostólico dos Seminários de Moçambique em agosto de 2003, enviado pela Congregação para a Evangelização dos Povos.
 11 de julho de 2004, Bispo Diocesano de Petrópolis – RJ.
 Grão Chanceler da Universidade Católica de Petrópolis
 Cidadão Honorário Petropolitano desde 08 de junho de 2005.
 Recebeu a Medalha Koeler no Grau de Distinção, conferida pela Câmara Municipal de Petrópolis, em 1º de dezembro de 2005.
 Participou na V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano em Aparecida, de 13 a 31 de maio de 2007.
 Membro do Conselho Permanente da CNBB, eleito em 2007 e Secretário do regional Leste 1 da CNBB .  Em 2011 eleito como representante do Leste 1 no Conselho Permanente da CNBB;
 Participou do II Congresso Latino Americano e do Caribe de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades, em Bogotá – Colômbia, de 28 de fevereiro da 02 de março de 2008.
 Membro Honorário da Academia Petropolitana de Letras, desde março 2008.
 Cidadão Teresopolitano desde 07 de julho de 2008.
 Presidente de honra da Instituição Communio do Brasil.
 Participou da XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus, de 05 a 26 de outubro de 2008.
 Membro Titular da Associação Cultural do Arquivo Nacional, desde 14 de setembro de 2009.
 Recebeu a Medalha do Mérito Legislativo na Câmara dos Deputados, em Brasília, aos 11 de novembro de 2009.
 Membro Titular Efetivo da Academia Brasileira de Filosofia, empossado em 26 de dezembro de 2009.
 Visitador Apostólico do Vicariato Apostólico de São Miguel de Sucumbíos, no Equador, em dezembro de 2009.
 Participou do III Congresso Latino Americano e do Caribe de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades, em Assunção – Paraguai, de 03 a 05 de setembro de 2010.
 Implantação na Diocese de Petrópolis do Plano Pastoral de Conjunto, com particular ênfase à Missão Popular. Desde 2004
 Acompanhamento pastoral das ações junto às vítimas das enchentes na Região Serrana em 2011. Constituição da Associação da Diocese “Presença Samaritana” para o atendimento aos desabrigados e a recuperação de Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto e Areal.
 Diversas Audiências públicas visando à reconstrução urbanística e humana de Petrópolis dando origem à Frente Pro Petrópolis.
 Em 21 de novembro de 2011 eleito Arcebispo de Taranto, Itália.

Atividades Acadêmicas:
De 1985 a 2004:
 Professor de Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro na graduação e na pós-graduação.
 Professor de Teologia e de Filosofia no Seminário Arquidiocesano São José do Rio de Janeiro.
 Professor de Teologia Dogmática na "Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil" no Rio de Janeiro.

Livros publicados
  “La Comunità Condizione della Fede”, Ed. Jaca Book, Milano, 1977.
 “L’Eucaristia nella Vita della Comunità Cristiana”, Ed. CL, Milano, 1981.
 “A Verdade do Homem e as Razões de sua Esperança”, Escola de Doutrina Social, Vol I, Ed Companhia Ilimitada, São Paulo 1989.(organizador).
  “A Cultura da Solidariedade”, Escola de Doutrina, Vol II, Ed. Companhia Ilimitada, São Paulo 1990 (Organizador).
 “500 Anos de Evangelização. Partir novamente de um fato e de uma presença. Jesus Cristo ontem, hoje e sempre. (Heb 13,8)”, Ed. Companhia Ilimitada, São Paulo 1992.
 “Estética Teológica: A Força do Fascínio Cristão”, Ed. Vozes, Petrópolis, 2008.

Artigos científicos publicados
  “Problemas e Perspectivas da Teologia da Libertação”, em “Communio”, Ed. Brasileira n.29, 1986. Artigo Publicado também em italiano (Anthropos) e em alemão (Communio).
 “500 Anos de Ignomínia?”, em 30 Dias, n.9, Editbrás, outubro de 1988.
  “Os Incorrigíveis. Crise do Comunismo e Teologia da Libertação”, em 30 Dias n.7, Edição Brasileira, julho de 1990.
  “Santo Domingo: La Novedad de un Método”, in: “Communio” Ed. Española. (n.1, enero-febrero '93) pp. 31-45. Ediciones Encuentro, Madrid 1993.
 “La Chiesa in Brasile e in América Latina a partire da Santo Domingo”, em: Quaderni “Inform - Pime”, n. 57, Nov.96, pág. 66-75, ed. Pime, Roma.
 “A Fé Cristã diante dos Desafios da Pobreza, do Pluralismo Religioso, do Secularismo e do Ateísmo Prático” em: Revista “Communio” Ed. brasileira, Março 96.
 “A Ação do Espírito Santo na Variedade dos Carismas, diante dos Desafios da Pós-Modernidade” em: Revista “Communio” Ed. brasileira nº 78, Abril-Maio-Junio 98, pp 199-136.
 “Fides et Ratio. A audácia da Razão e o fascínio da Fé” em: Revista Eclesiástica Brasileira (REB nº 233), Março 99, pp. 30-41.
 “Novos Paradigmas e Teologia” em: Atualidade Teológica (Revista da Faculdade de Teologia da PUC-RJ), nº 5, julho-dez 99, pág 149-160.
 “A Dimensão Trinitária da Vida Sacerdotal”. em Revista “Communio”, Ed. Brasileira nº 82, Janeiro-Julho 2000, pp. 4-13.
 “O Desafio da Razão: Percorrer a distância entre a Realidade e o Mistério” em: Hoffmann, A., Bueno, J.-L., Massimi, M. (Organizadores), Percorrer distâncias: um desafio para a razão humana, Ed. USP, Campus Ribeirão Preto - Companhia Ilimitada, SP, 2001, pp. 65-82.
 “A Igreja como Sacramento. Símbolo, memória e evento” em: Revista Eclesiástica Brasileira (REB), fasc. 205, 2003, pp. 258-277.
 “O Ensino Religioso: Identidade e Pluralismo” em: Revista “Communio” Ed. Brasileira, nº 86, 2003, pp. 3-18.
 “Las Raíces y el Sentido de la Libertad: la Libertad Religiosa”, em “Mundo y Persona. Los Horizontes de la Dignidad” Memoria del VII encuentro internacional de Centros de Cultura. Editora Universidade Popular Autónoma del Estado de Puebla – México, 2004, pp.231-243.
 Valor da cultura no pensamento de João Paulo II. Communio, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, pp. 13-34, 2005
 “A Via Pulchritudinis e a Nova Evangelização na América Latina” em Revista Eclesiástica Brasileira (REB), Fasc. 261, 2006, pp. 64-88.
 “Fé Cristã e Cultura em Bento XVI” em Coletânea (Revista de Filosofia e Teologia da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro), ano VI, fasc. 12, 2007, pp. 225-240
 “A pneumatologia de São Paulo” em Coletânea (Revista de Filosofia e Teologia da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro), ano VII, fasc. 13, 2008, pp. 63-83
 O Sínodo dos Bispos: A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. Communio, Rio de Janeiro, v. 27, n. 4, pp. 1195-1211, 2008.
 -“Dall’ Essere alla Funzione: per la Missione”, em Sacrum Ministerium, Congregatio pro Clericis, 1-2/2010, pp. 73-94
 “A Palavra do Senhor, Comentário e destaques à Exortação Apostólica pós-Sinodal do Papa Bento XVI” em Revista Eclesiástica Brasileira, REB (283), julho 2011, pp. 606-618.

Vários Artigos publicados nos jornais “O Globo”, “JB”, “Folha de São Paulo”, “Tribuna” e Diário de Petrópolis

domingo, 20 de novembro de 2011


Aprendi com as primaveras ... a me deixar cortar 
para voltar sempre inteira !

Cecília Meireles

sábado, 19 de novembro de 2011


Aula para Políticos
Aula de Matemática
Hoje vou brincar de professor de matemática.
Vou passar alguns problemas para vocês resolverem.

Problema nº1
Um professor trabalha 5 horas diárias, 5 salas com 40 alunos cada. Quantos alunos ele atenderá por dia?
Resposta: 200 alunos dia.
Se considerarmos 22 dias úteis. Quantos alunos ele atenderá por mês?
Resposta: 4.400 alunos por mês.
Consideremos que nenhum aluno faltou (hahaha) e, que em cada um deles, resolveram pagar ao professor com o dinheiro da pipoca do lanche: 0,80 centavos, diárias. Quanto é a fatura do professor por dia?
R: R$ 160,00 reais diários
Se considerarmos 22 dias úteis. Quanto é faturamento mensal do mesmo professor?
R: Final do mês ele terá a faturado R$ 3.520,00.

Problema nº2
O piso salarial é 1.187 reais, para o professor atender 4.400 alunos mensais. Quanto o professor fatura por cada atendimento?
Resposta: aproximadamente 0,27 mensais
(vixe, valemos menos que o pacote de pipoca)... continuando os exercícios...
Problema nº3
Um professor de padrão de vida simples,solteiro e numa cidade do interior, em atividade, tem as seguintes despesas mensais fixas e variáveis:
Sindicato: R$ 12,00 reais
Aluguel: R$ 350,00reais ( pra não viver confortável)
Agua/energia elétrica: R$ 100,00 reais (usando o mínimo)
Acesso à internet: R$ 60,00 reais
Telefone: R$ 30,00 reais (com restrições de ligações)
Instituto de previdência: R$ 150,00 reais
Cesta básica: R$500,00 reais
Transporte: sem dinheiro
Roupas: promocionais
Quanto um professor gasta em um mês?
Total das despesas: R$ 1.202,00
Qual o saldo mensal de um professor?
Saldo mensal: R$ 1.187,00 - 1.202 = -15 reais, passando necessidades.

Agora eu lhe pergunto:
- Que dinheiro o professor terá para seu fim de semana?
- Quanto o professor poderá gastar com estudos, livros, revistas, etc.
- Quanto vale o trabalho de um professor?
- Isso é bom para o aluno?
- Isso é bom para a educação pública do Brasil?

sexta-feira, 18 de novembro de 2011



FELIZ QUEM SABE APRECIAR UM SORRISO E ESQUECE UMA OFENSA,
PORQUE SEU CAMINHO SERÁ PLENO DE SOL.

J. Folliet

http://www.franciscanos.org.br/itf/cursos/graduacao/grade.php

Faculdade de Teologia


O curso de graduação em Teologia do Instituto Teológico Franciscano, seguindo os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Educação e Cultura para os cursos superiores, os princípios cristãos e da espiritualidade franciscana, tem como objetivo formar bacharéis em Teologia, através do estudo e da reflexão teológica sistemática, com rigor científico e acadêmico, formando profissionais com uma visão integral do ser humano, para exercer atividades no âmbito religioso cristão, contribuindo para  uma  prática social responsável e transformadora".

Faculdade de Teologia


A Faculdade de Teologia, autorizada pelo MEC com a Portaria 934, é organizada pelo Instituto Teológico Franciscano, com sede em Petrópolis - RJ, credenciado pelo MEC com a Portaria 933; publicação no Diário Oficial da União em 28 de março de 2002.

Os principais objetivos são:
•Formar Bacharéis em teologia para que atuem na vida eclesial, dentro dos princípios do cristianismo e da igreja católica;
• Preparar docentes de Teologia para o Ensino Médio e Superior;
 Qualificar os futuros presbíteros, religiosos, religiosas, leigos e leigas, como futuros ministros ordinários ou extraordinários ao serviço do Povo de Deus;
• Proporcionar aos Bacharéis a formação teológica básica a fim de que possam se tornar docentes do ensino religioso nas escolas de Ensino Médio;
• Propiciar à comunidade do Povo de Deus uma reflexão mais profunda sobre o ser humano, relacionada aos seus aspectos religiosos e teológicos;
• Expandir o ensino e a pesquisa à comunidade, através da assessoria a cursos de agentes pastorais;
• Fornecer elementos básicos da espiritualidade franciscana para uma cosmovisão dos valores humanos, ecológicos e sociais

Coordenador
Frei Sandro Roberto da Costa, OFM
Público alvo
Futuros presbíteros, leigos e leigas, religiosos e religiosas, interessados em ter uma visão integral do ser humano, no comprometimento social, eclesial e franciscano.
Pré-requisito
É necessário que o candidato (a) tenha cursado o Ensino Médio ou Curso Superior.

Duração
A Faculdade é organizada em oito semestres, constando de dois semestres introdutórios fixos e obrigatórios e seis semestres cíclicos, de acordo com a grade curricular. Cada período letivo tem a duração mínima de 100 dias letivos. Os dias letivos da semana funcionam de Segunda a Sexta, no horário das 07:30 às 11:30 hs.

Matrícula
A matrícula realizar-se-á na Secretaria em prazos estabelecidos no calendário escolar, com a seguinte documentação:
• certificado ou diploma do Ensino médio (ou equivalente) ou diploma de curso superior obtido na forma da legislação vigente e devidamente registrado;
• certidão de registro de nascimento ou casamento ou documento oficial de identidade;
• prova de quitação com o serviço militar para os candidatos do sexo masculino
• título eleitoral;
• comprovante de pagamento das taxas e parcelas da anuidade devida.
CURRÍCULO
1. Teologia Fundamental e Sistemática
DISCIPLINACarga Horária
TFO 01 - Teol. Fundamental I: Metodologia Teológica45 h/a
TFO 02 - Teologia Fundamental II: Fé e Revelação45 h/a
TSO 01 - Teologia Sistemática I: Antropologia Teol.60 h/a
TSA 02 - Teologia Sistemática II: Escatologia30 h/a
TSO 03 - Teologia Sistemática III: Cristologia60 h/a
TSO 04 - Teologia Sistemática IV: Eclesiologia60 h/a
TSO 05 - Teologia Sistemática V: Sacramentologia60 h/a
TSO 06 - Teologia Sistemática VI: Trindade60 h/a
TSF 07 - Teologia Sistemática VII: Pneumatologia30 h/a
TSF 08 - Teologia Sistemática VIII: Graça30 h/a
TSA 09 - Teologia Sistemática IX: Mariologia30 h/a
TS0 10 - Teol. Sist. X: Teol. da Escola Franciscana45 h/a
2. Sagrada Escritura - Exegese
DISCIPLINACarga Horária
SEO 01 - Exegese I: Introdução Bíblica45 h/a
SEO 02 - Exegese II: Introdução Bíblica45 h/a
SEA 03 - Exegese III: Pentateuco60 h/a
SEA 04 - Exegese IV: Livros históricos30 h/a
SEO 05 - Exegese V: Livros proféticos60 h/a
SEF 06 - Exegese VI: Livro sapienciais45 h/a
SEO 07 - Exegese VII: Sinóticos60 h/a
SEA 08 - Exegese VIII: Atos30 h/a
SEO 09 - Exegese IX: Epístolas paulinas45 h/a
SEO 10 - Exegese X: Escritos joaninos60 h/a
SEA 11 - Exegese XI: Epístolas católicas e Hebreus30 h/a
3. Teologia Moral
DISCIPLINACarga Horária
TMO 01 - Teologia Moral I: Moral Fundamental60 h/a
TMF 02 - Teologia Moral II: Pecado e Conversão30 h/a
TMO 03 - Teologia Moral III: Ética Sexual e Matrimonial60 h/a
TMA 04 - Teologia Moral IV: Bioética60 h/a
TMO 05 - Teologia Moral V: Ética Social60 h/a
4. Liturgia
DISCIPLINACarga Horária
LTO 01 - Liturgia I: Teologia da Liturgia45 h/a
LTO 02 - Liturgia II: Sacramentos de Iniciação30 h/a
LTO 03 - Liturgia III: Eucaristia60 h/a
LTA 04 - Liturgia IV: Penitência e Unção dos Enfermos30 h/a
LTO 05 - Liturgia V: Ordem e Matrimônio30 h/a
LTF 06 - Liturgia VI: Ano Litúrgico e Liturgia das Horas30 h/a
5. História da Igreja
DISCIPLINACarga Horária
HIO 01 - História da Igreja I: Antiga45 h/a
HIO 02 - História da Igreja II: Medieval60 h/a
HIO 03 - História da Igreja III: Moderna e Contemporânea45 h/a
HIA 04 - História da Igreja IV: América Latina e Caribe30 h/a
HIF 05 - História da Igreja V: Brasil45 h/a
6. Direito Canônico
DISCIPLINACarga Horária
DCO 01 - Direito Canônico I: Introdução30 h/a
DCO 02 - Direito Canônico II: Povo de Deus45 h/a
DCF 03 - Direito Canônico III: Direito Sacramental30 h/a
DCA 04 - Direito Canônico IV: Direito Matrimonial45 h/a
7. Teologia Espiritual
DISCIPLINACarga Horária
TEO 01 - Teologia Esp I: Pressupostos fund. de Espiritualidade30 h/a
TEO 02 - Teologia Esp II: Espiritualidade Franciscana60 h/a
8. Teologia Pastoral
DISCIPLINACarga Horária
TPO 01 - Teologia Pastoral I: Evangelização e Catequese60 h/a
TPA 02 - Teologia Pastoral II: Comunicação na Pastoral45 h/a
TPF 03 - Teologia Pastoral III: Psicologia Pastoral60 h/a
9. Patrologia
DISCIPLINACarga Horária
PTO 01 - Patrologia I: Pré Nicena45 h/a
PTF 02 - Patrologia II: Pós Nicena45 h/a
10. Disciplinas de Incentivo à Pesquisa MNO
DISCIPLINACarga Horária
MNO - Monografia (No campo teórico)90 h/a
ESO (01 a 06) - Estágio Supervisionado (No campo prático)270 h/a
11.Outras disciplinas
DISCIPLINACarga Horária
ECA 01 - Ecumenismo45 h/a
SRA 01 - Sociologia da Religião60 h/a
APA 01 - Administração e Pastoral30 h/a
LGA 01 - Línguas antigas90 h/a
ERF 01 - Estudo comparado das Religiões30 h/a
SMF - Seminários300 h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL .........................3.195 h/a
Justificativas
1)
 As Disciplinas Obrigatórias (O) soma 124 créditos, na proporção de 58,22% do total do curso. As Disciplinas Auxiliares (A) somam 44 créditos, na proporção de 20,66% do total do curso. As Disciplinas Facultativas (F) somam 45 créditos, na proporção de 21,12% do total do curso. Da soma total dos 213 créditos (3.195 h/a), o aluno deverá freqüentar ao menos 194 ( 2.910 h/a);
2) Durante os quatro anos (oito semestres), serão oferecidos dez seminários, sendo que o aluno terá obrigatoriedade de freqüentar ao menos quatro.


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Instituto Teológico Francicano
FACULDADE DE TEOLOGIA

Rua Coronel Veiga, 550 - Centro
25655-151 - Petrópolis
Rio de Janeiro - Brasil
Tel. (24) 2243-9959
secretaria@itf.org.br
www.itf.org.br