Papa nomeia Dom Filippo Santoro arcebispo de Taranto, na Itália
SEG, 21 DE NOVEMBRO DE 2011 16:23 CARLOS MOIOLI
O Papa Bento XVI nomeou na manhã desta segunda-feira, 21 de novembro, o bispo de Petrópolis (RJ), Dom Filippo Santoro, arcebispo metropolitano de Taranto, na Itália.
Dom Filippo nasceu em Bari – Carbonara, na Itália, em 1948. Ele estudou Filosofia na Universidade Católica Sagrado Coração de Milão e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Dom Filippo é doutor em Teologia Dogmática e também em Filosofia.
Além de bispo de Petrópolis, Dom Filippo já foi bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ); responsável pela acolhida dos peregrinos durante visita do Santo Padre ao Brasil, em 1997; bispo referencial da Pastoral da Educação do Regional Leste 1 da CNBB; membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, em 2003; é cidadão honorário dos municípios: Rio de Janeiro, Petrópolis e Teresópolis; Presidente da Instituição Communio do Brasil e membro titular efetivo da Academia Brasileira de Filosofia.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil emitiu uma nota no início desta manhã, afirmando que a transferência de dom Fillipo atualiza o sagrado compromisso da solidariedade episcopal que coloca os irmãos sempre à disposição das necessidades pastorais. “Ao deixar o Brasil, onde se dedicou por tantos anos como padre e como bispo, e caminhar para sua terra natal para continuar a missão de pastor, ele leva consigo a riqueza do coração do nosso povo e, por meio de sua pessoa, nossas igrejas se encontram na fé, na esperança e no amor”, diz um trecho da nota.
Carta de Dom Filippo Santoro
Recebo com obediência e espírito de fé a nomeação do Santo Padre Bento XVI para a Arquidiocese de Taranto consciente de uma nova etapa que se abre na minha vida. Desde que me foi comunicada a notícia, fiquei com o coração agitado e apertado pelo fato de ter que interromper o caminho muito positivo que estamos percorrendo juntos desde o dia em que entrei na querida Diocese de Petrópolis, em 11 de julho de 2004.
Na minha chegada recebi uma acolhida calorosa por parte dos padres, dos religiosos e religiosas, dos fiéis leigos e das autoridades das nossas cidades e do Estado do Rio de Janeiro. Conhecendo as pessoas e trabalhando com elas, cresceu a estima e a amizade e o compromisso comum para o bem da Igreja e do nosso povo. Em todas as minhas atividades me moveu o desejo de comunicar a beleza de Cristo que, vivo entre nós, transforma a vida. Isso se expressou no nosso Plano Pastoral de Conjunto que contribuiu a dar unidade à nossa Diocese e que inspirou todas as atividades pastorais. A grande Assembléia Diocesana deste ano, culminada em Teresópolis com a solene liturgia no ginásio “Pedrão”, testemunha a unidade da nossa Igreja e sua vitalidade.
Sinto muito em ter que deixar os nossos padres, religiosos, religiosas, diáconos, seminaristas, candidatos ao diaconato permanente e fiéis de todas as comunidades. Sinto desde já muita saudade em ter que deixar o Seminário Nossa Senhora do Amor Divino. Agradeço sinceramente pela colaboração que me foi dada, particularmente pelos padres, que permitiu desenvolver um projeto unitário e incentivar o espírito missionário desejado pela V Conferência do Episcopado Latino-americano de Aparecida. Sem a colaboração de todos isso não seria possível. Aproveito desta circunstancia para pedir perdão das minhas fraquezas e faltas que, porém não foram intencionais, mas fruto de limitações humanas.
Grande parte do meu tempo e das minhas energias foi dada para a recuperação da Universidade Católica de Petrópolis, que encontrei sujeita a intervenção pública e que agora esta em pleno crescimento. Consegui recursos da Europa, fechei convênios com o Governo do Estado e do Município e conseguimos, entre outras conquistas, uma nova pós-graduação, em Direito. Agradeço os reitores, os professores e todos os meus colaboradores. Deixo a Universidade em boas mãos, com perspectivas animadoras.
Neste ano de 2011, em janeiro, tivemos a catástrofe das chuvas na nossa Região Serrana. Nas várias cidades atingidas incentivei os nossos fiéis a se empenhar em favor dos flagelados e da reconstrução. Para dar continuidade ao trabalho do primeiro momento, formamos na Diocese uma entidade de atendimento aos desabrigados: a “Presença Samaritana”. Em Petrópolis promovemos quatro audiências públicas para estimular continuamente as autoridades em vista de uma reconstrução humana e urbanística das áreas de risco da Cidade. Para dar continuidade a este trabalho nasceu a Frente Pro Petrópolis, composta por varia entidades da nossa sociedade que trabalham para o bem comum. Fico mais sereno sabendo que o trabalho começado está sendo continuado por pessoas sérias e comprometidas com o bem comum.
Aos pés de Nossa Senhora do Amor Divino comecei o meu ministério de Bispo em Petrópolis e agora, deixando a Diocese, termino com a grande satisfação de ter instituído o nosso “Santuário Mariano” na Paróquia de Nossa Senhora. do Amor Divino em Corrêas. Renovando a oferta da vida a Maria quero terminar este meu serviço episcopal. Agradeço à Mãe de Deus pelo auxilio que constantemente me ofereceu durante estes anos e Ela ficará sempre ligada ao meu ministério.
Ao seu amor de Mãe entrego a querida Diocese de Petrópolis, certo que a obediência ao Santo Padre e à Igreja, mesmo no sacrifício, é fonte de paz e de crescimento na fé para mim, para os meus colaboradores e todos aqueles que encontrei durante estes anos.
Muito obrigado pela amizade que me ofereceram e rezem pela minha nova missão.
Na certeza que a Diocese de Petrópolis tem um lugar cativo no meu coração, saúdo a todos com uma afetuosa bênção.
Dom Filippo Santoro
Administrador diocesano de Petrópolis – RJ
Arcebispo eleito de Taranto - Itália
Petrópolis, 21 de novembro de 2011
Festa da Apresentação de Nossa Senhora
Currículo de Dom Filippo Santoro
Nascido em Bari-Carbonara, Itália, em 12 de julho de 1948.
Ordenado Sacerdote Diocesano na Arquidiocese de Bari em 20 de maio de 1972.
Doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma em 1974, com a tese: "A Comunidade, Condição da Fé."
“Láurea” em Filosofia pela Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão em 1975.
Professor de Filosofia e Diretor do "Instituto Superior de Teologia para Leigos" da Arquidiocese de Bari de 1974 a 1984.
Como Sacerdote “fidei donum”, foi enviado para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro a partir de 16 de outubro de 1984.
Responsável pelo Movimento Eclesial Comunhão e Libertação no Brasil e na América Latina de 1988 a 1996.
Participou como Membro da Delegação da Santa Sé em junho de 1992 da Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente (Eco ’92), organizada pelas Nações Unidas e realizada na cidade do Rio de Janeiro.
Participou na IV Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano em Santo Domingo, de 12 a 28 de outubro de 1992, como “perito-teólogo”.
Ordenado Bispo Auxiliar de São Sebastião Rio de Janeiro em 29 de junho de 1996.
Responsável pela acolhida dos peregrinos durante a Visita do Santo Padre ao Brasil em outubro de 1997.
Bispo de referência da Pastoral da Educação e do Ensino Religioso do Regional Leste 1 da CNBB.
Bispo de referência da Pastoral dos Católicos na Ação Política do Regional Leste 1 da CNBB.
Presidente do CONIC-RIO, Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Rio de Janeiro, de 2002 a 2007.
Membro em exercício da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Naturalizado brasileiro em 2002, carteira em 11/07/2003.
Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro desde 24 de abril de 2003.
Visitador Apostólico dos Seminários de Moçambique em agosto de 2003, enviado pela Congregação para a Evangelização dos Povos.
11 de julho de 2004, Bispo Diocesano de Petrópolis – RJ.
Grão Chanceler da Universidade Católica de Petrópolis
Cidadão Honorário Petropolitano desde 08 de junho de 2005.
Recebeu a Medalha Koeler no Grau de Distinção, conferida pela Câmara Municipal de Petrópolis, em 1º de dezembro de 2005.
Participou na V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano em Aparecida, de 13 a 31 de maio de 2007.
Membro do Conselho Permanente da CNBB, eleito em 2007 e Secretário do regional Leste 1 da CNBB . Em 2011 eleito como representante do Leste 1 no Conselho Permanente da CNBB;
Participou do II Congresso Latino Americano e do Caribe de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades, em Bogotá – Colômbia, de 28 de fevereiro da 02 de março de 2008.
Membro Honorário da Academia Petropolitana de Letras, desde março 2008.
Cidadão Teresopolitano desde 07 de julho de 2008.
Presidente de honra da Instituição Communio do Brasil.
Participou da XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus, de 05 a 26 de outubro de 2008.
Membro Titular da Associação Cultural do Arquivo Nacional, desde 14 de setembro de 2009.
Recebeu a Medalha do Mérito Legislativo na Câmara dos Deputados, em Brasília, aos 11 de novembro de 2009.
Membro Titular Efetivo da Academia Brasileira de Filosofia, empossado em 26 de dezembro de 2009.
Visitador Apostólico do Vicariato Apostólico de São Miguel de Sucumbíos, no Equador, em dezembro de 2009.
Participou do III Congresso Latino Americano e do Caribe de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades, em Assunção – Paraguai, de 03 a 05 de setembro de 2010.
Implantação na Diocese de Petrópolis do Plano Pastoral de Conjunto, com particular ênfase à Missão Popular. Desde 2004
Acompanhamento pastoral das ações junto às vítimas das enchentes na Região Serrana em 2011. Constituição da Associação da Diocese “Presença Samaritana” para o atendimento aos desabrigados e a recuperação de Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto e Areal.
Diversas Audiências públicas visando à reconstrução urbanística e humana de Petrópolis dando origem à Frente Pro Petrópolis.
Em 21 de novembro de 2011 eleito Arcebispo de Taranto, Itália.
Atividades Acadêmicas:
De 1985 a 2004:
Professor de Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro na graduação e na pós-graduação.
Professor de Teologia e de Filosofia no Seminário Arquidiocesano São José do Rio de Janeiro.
Professor de Teologia Dogmática na "Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil" no Rio de Janeiro.
Livros publicados
“La Comunità Condizione della Fede”, Ed. Jaca Book, Milano, 1977.
“L’Eucaristia nella Vita della Comunità Cristiana”, Ed. CL, Milano, 1981.
“A Verdade do Homem e as Razões de sua Esperança”, Escola de Doutrina Social, Vol I, Ed Companhia Ilimitada, São Paulo 1989.(organizador).
“A Cultura da Solidariedade”, Escola de Doutrina, Vol II, Ed. Companhia Ilimitada, São Paulo 1990 (Organizador).
“500 Anos de Evangelização. Partir novamente de um fato e de uma presença. Jesus Cristo ontem, hoje e sempre. (Heb 13,8)”, Ed. Companhia Ilimitada, São Paulo 1992.
“Estética Teológica: A Força do Fascínio Cristão”, Ed. Vozes, Petrópolis, 2008.
Artigos científicos publicados
“Problemas e Perspectivas da Teologia da Libertação”, em “Communio”, Ed. Brasileira n.29, 1986. Artigo Publicado também em italiano (Anthropos) e em alemão (Communio).
“500 Anos de Ignomínia?”, em 30 Dias, n.9, Editbrás, outubro de 1988.
“Os Incorrigíveis. Crise do Comunismo e Teologia da Libertação”, em 30 Dias n.7, Edição Brasileira, julho de 1990.
“Santo Domingo: La Novedad de un Método”, in: “Communio” Ed. Española. (n.1, enero-febrero '93) pp. 31-45. Ediciones Encuentro, Madrid 1993.
“La Chiesa in Brasile e in América Latina a partire da Santo Domingo”, em: Quaderni “Inform - Pime”, n. 57, Nov.96, pág. 66-75, ed. Pime, Roma.
“A Fé Cristã diante dos Desafios da Pobreza, do Pluralismo Religioso, do Secularismo e do Ateísmo Prático” em: Revista “Communio” Ed. brasileira, Março 96.
“A Ação do Espírito Santo na Variedade dos Carismas, diante dos Desafios da Pós-Modernidade” em: Revista “Communio” Ed. brasileira nº 78, Abril-Maio-Junio 98, pp 199-136.
“Fides et Ratio. A audácia da Razão e o fascínio da Fé” em: Revista Eclesiástica Brasileira (REB nº 233), Março 99, pp. 30-41.
“Novos Paradigmas e Teologia” em: Atualidade Teológica (Revista da Faculdade de Teologia da PUC-RJ), nº 5, julho-dez 99, pág 149-160.
“A Dimensão Trinitária da Vida Sacerdotal”. em Revista “Communio”, Ed. Brasileira nº 82, Janeiro-Julho 2000, pp. 4-13.
“O Desafio da Razão: Percorrer a distância entre a Realidade e o Mistério” em: Hoffmann, A., Bueno, J.-L., Massimi, M. (Organizadores), Percorrer distâncias: um desafio para a razão humana, Ed. USP, Campus Ribeirão Preto - Companhia Ilimitada, SP, 2001, pp. 65-82.
“A Igreja como Sacramento. Símbolo, memória e evento” em: Revista Eclesiástica Brasileira (REB), fasc. 205, 2003, pp. 258-277.
“O Ensino Religioso: Identidade e Pluralismo” em: Revista “Communio” Ed. Brasileira, nº 86, 2003, pp. 3-18.
“Las Raíces y el Sentido de la Libertad: la Libertad Religiosa”, em “Mundo y Persona. Los Horizontes de la Dignidad” Memoria del VII encuentro internacional de Centros de Cultura. Editora Universidade Popular Autónoma del Estado de Puebla – México, 2004, pp.231-243.
Valor da cultura no pensamento de João Paulo II. Communio, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, pp. 13-34, 2005
“A Via Pulchritudinis e a Nova Evangelização na América Latina” em Revista Eclesiástica Brasileira (REB), Fasc. 261, 2006, pp. 64-88.
“Fé Cristã e Cultura em Bento XVI” em Coletânea (Revista de Filosofia e Teologia da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro), ano VI, fasc. 12, 2007, pp. 225-240
“A pneumatologia de São Paulo” em Coletânea (Revista de Filosofia e Teologia da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro), ano VII, fasc. 13, 2008, pp. 63-83
O Sínodo dos Bispos: A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. Communio, Rio de Janeiro, v. 27, n. 4, pp. 1195-1211, 2008.
-“Dall’ Essere alla Funzione: per la Missione”, em Sacrum Ministerium, Congregatio pro Clericis, 1-2/2010, pp. 73-94
“A Palavra do Senhor, Comentário e destaques à Exortação Apostólica pós-Sinodal do Papa Bento XVI” em Revista Eclesiástica Brasileira, REB (283), julho 2011, pp. 606-618.
Vários Artigos publicados nos jornais “O Globo”, “JB”, “Folha de São Paulo”, “Tribuna” e Diário de Petrópolis