quinta-feira, 27 de junho de 2024

PENSAR E GERAR UM MUNDO ABERTO

CARTA ENCÍCLICA FRATELLI TUTTI DO PAPA FRANCISCO 

Sobre a Fraternidade e a Amizade Social


 Capítulo III - PENSAR E GERAR UM MUNDO ABERTO

87. O ser humano está feito de tal maneira que não se realiza, não se desenvolve, nem  pode  

encontrar  a  sua  plenitude  “a  não  ser  no  sincero  dom  de si

mesmo”[62] aos outros.


segunda-feira, 15 de abril de 2024

Lao Tzu

  Ser profundamente amado por alguém lhe dá força, 

enquanto amar alguém profundamente lhe dá coragem.

 – Lao Tzu

 

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Campanha da Fraternidade 2024

 Campanha da Fraternidade 2024

Tema: Fraternidade e Amizade Social
Lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8)


Objetivo geral:

DESPERTAR para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.

Objetivos específicos:

ANALISAR as diversas formas da mentalidade de indiferença, divisão e confronto em nossos dias e suas consequências para toda a humanidade, inclusive na dimensão religiosa.

COMPREENDER as principais causas da atual mentalidade de oposição e conflito, geradora da incapacidade de ver nas outras pessoas um irmão e irmã.

IDENTIFICAR iniciativas de comunhão, reconciliação e fraternidade, capazes de estimular a cultura do encontro.

REDESCOBRIR, a partir da Palavra de Deus, a fraternidade, a amizade social e a comunhão como elementos constitutivos de todo ser humano.

ACOLHER o magistério da Igreja sobre a fraternidade universal, como ajuda ao discernimento nas inúmeras situações de conflito e divisão.

APROFUNDAR a compreensão da comunhão e da fraternidade como caminho para a realização pessoal e para a paz em todas as situações da vida.

CONSCIENTIZAR sobre a necessidade de construir a unidade em meio à pluralidade, superando divisões e polarizações.

ESTIMULAR a espiritualidade, os processos, os hábitos e as estruturas de comunhão na Igreja e na sociedade.

INCENTIVAR E PROMOVER iniciativas de reconciliação entre pessoas, famílias, comunidades, grupos e povos.


Letra 1. Conduzidos a este deserto, (cf. Mc 1,13) Deus nos chama à libertação (cf. Ex 3,8; 20,2) da indiferença e divisão: “Onde está tua irmã, teu irmão?” (cf. Gn 4,9) Eis a hora! O Reino está perto, crê na Palavra e na conversão. (Mc 1,15) REFRÃO: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8) é Palavra de Cristo, o Senhor; pois a fraternidade humana deve ser conversão e valor. Seja este um tempo propício (cf. 2Cor 6,2) para abrir-nos, enfim, ao amor! 2. A Quaresma nos chama a assumir um amor que supera barreiras, (FT, n. 1) desejando abraçar e acolher, (FT, n. 3) se estendendo além das fronteiras, (FT, n. 99) rompendo as cadeias que isolam, construindo relações verdadeiras. (FT, n. 62) 3. Misericórdia, pecamos, Senhor, (Sl 50,3) sem no outro um irmão enxergar. Mas queremos vencer os conflitos, pela cultura do encontro lutar. (FT, n. 30) Em unidade na pluralidade, um só Corpo queremos formar! (cf. 1Cor 12,12-31) 4. O Senhor nos propõe Aliança (Gn 9,8-15) e nos trata com terno carinho. (Sl 102,4) Superemos divisões, extremismos; ninguém vive o chamado sozinho. (FT, n. 32) Só assim plantaremos a paz: “Corações ardentes e pés a caminho”. (cf. Lc 24,32-33) 5. “Alarga o espaço da tenda” (cf. Is 54,2) e promove a amizade social, (cf. EG, n. 228) vence as sombras dum mundo fechado, construindo Igreja sinodal. Convertidos, renovados veremos novo céu, nova terra, afinal. (Ap 21,1-7)


Cf: https://portalkairos.org/apresentando-a-campanha-da-fraternidade-2024/ 

Cf: https://campanhadafraternidade.com.br/

FICHA TÉCNICA Realização: CNBB - Edições CNBB Assessor da Música e coordenação: Pe. Jair Oliveira Costa Secretário executivo das Campanhas da CNBB: Pe. Jean Poul Hansen Letra: Douglas Diego Palmeira Rocha Composição: José David Melo Costa Arranjo instrumental: Maestro Antônio Karam Produção artística, direção musical, arranjo vocal e regência: Frei Telles Ramon, O. de M. Coro: Bruna Trajano, Maria Diniz, Igor e frei Telles Ramon. Violão e guitarra: Bruno Boss Gravação, edição, mixagem e masterização por Bruno Boss, em estúdio FBA Music - Mauá/SP.







quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

 

 “Não temos nada a perder exceto tudo. Esta é a aposta da nossa geração. Se quisermos falhar, é melhor ter ficado com aqueles que escolhem a vida do que com aqueles que a destroem”

Thomas Merton