ESPAÇO PARA DIÁLOGOS, REFLEXÕES, PARTILHA DE VIDA E OUTRAS EXPERIÊNCIAS IMPORTANTES
quinta-feira, 29 de março de 2012
quarta-feira, 21 de março de 2012
A Sabedoria é um eflúvio do poder de Deus, emanação puríssima da glória do Todo-Poderoso; por isso nada de impuro pode nela insinuar-se. É reflexo da luz eterna, espelho nítido da atividade de Deus e imagem de sua bondade (Sb 7,25-26). A sabedoria é mais bela que o sol, supera todas as constelações. Comparada à luz do dia, sai ganhando, pois a luz cede lugar à noite, ao passo que, sobre a Sabedoria o mal não prevalece (Sb 7,29-30). Enamorei-me de sua formosura (Sb 8,2).
A prática do bem é acompanhada de um prazer espiritual gratuito e da beleza moral. Da mesma forma, a verdade implica a alegria e o esplendor da beleza espiritual. A verdade é bela em si mesma. A verdade da palavra, expressão racional do conhecimento da realidade criada e incriada, é necessária ao homem dotado de inteligência, mas a verdade também pode encontrar outras formas de expressão humana, complementares, sobretudo quando se trata de evocar o que ela contém de indizível, as profundezas do coração humano, as elevações da alma, o mistério de Deus. Antes de se revelar ao homem em palavras de verdade, Deus se lhe revela pela linguagem universal da criação, obra de sua Palavra, de sua Sabedoria: a ordem e a harmonia do cosmo que tanto a criança como o cientista descobrem , "a grandeza e a beleza das criaturas levam, por analogia, à contemplação de seu Autor" (Sb 13,5), "pois foi a própria fonte da beleza que as criou" (Sb 13,3).
domingo, 18 de março de 2012
quarta-feira, 14 de março de 2012
DEUS É A SUPREMA FORMA DE BELEZA
Você já notou o odor do jardim depois da chuva. Já sentiu o perfume suave da rosa e sentiu o cheiro salgado do oceano. Não é pelo sentido do olfato que nos comunicamos com a beleza do mundo que nos rodeia? Igualmente, devemos sentir o perfume da Divindade meditando sobre as coisas que são verdadeiras, que São belas e de boa reputação. Não se pode reprimir o perfume de uma rosa; tampouco a alegria que surge na pessoa quando tem a realização da oração atendida.
sábado, 10 de março de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)